Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas Globais

Imprimir

O Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas Globais, criado pelo Decreto nº 44.042, de 9 de junho de 2005, tem o objetivo de se promover a discussão no Estado sobre o fenômeno das mudanças climáticas globais e recolher subsídios para a formulação de políticas públicas a serem implementadas.

Compete ao Fórum promover a articulação dos órgãos e entidades públicas estaduais com o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e com a Comissão Interministerial de Mudanças Climáticas, além de outras iniciativas públicas ou privadas, visando:

A mudança do clima, traz enormes problemas, mas também oportunidades. Nessa hora o Brasil, privilegiado com sol, água e solo, tem tudo para acelerar a produção de etanol, biodiesel e florestas. Essas energias renováveis substituem os combustíveis fosseis, responsáveis pelo acúmulo da gases do aquecimento da atmosfera.

Minas têm uma longa história de produção de energias renováveis: o carvão vegetal na usina Queiroz Junior em Itabirito e na Belgo Mineira em João Monlevade; o álcool-motor da usina Gravatá em Divinópolis; a usina-piloto de etanol de mandioca em Curvelo; a pioneira hidroelétrica de Marmelos em Juiz de Fora; o plantio de eucalipto. Muitas dessas iniciativas contaram com a colaboração de estados vizinhos que aportaram sua experiência e conhecimento.

Potencialidades do Estado de Minas Gerais e do Brasil na Produção de Energia Limpa:

 

Clique aqui para ter acesso a estrutura orgânica do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas.
Clique aqui para ter acesso ao  Projeto de Lei que institui a Política Nacional sobre Mudança
do Clima.